Em 2025, a FIFA irá realizar uma Copa do Mundo de Clubes com 32 equipes de futebol. O torneio que está sendo popularmente chamado de “Super Mundial” vai dar vagas a seis clubes sul-americanos.
Até aqui, três das vagas já foram preenchidas com Palmeiras, Flamengo e Fluminense que venceram as últimas Copa Libertadores da América. Além deles, haverá mais uma vaga ao campeão da Libertadores de 2024 e os dois clubes melhor classificados no ranking da Conmebol considerando o período entre 2021 a 2024.
Como o São Paulo pode se classificar?
A única chance que o Tricolor tem para se classificar é sendo campeão da Libertadores 2024. Como o regulamento só permite até dois clubes do mesmo país, exceto em caso de campeões continentais, todos os brasileiros estão de fora da briga no ranking.
Além disso, de qualquer forma, seria muito difícil, pois o São Paulo é apenas o 22º colocado no ranking que daria a vaga.
Por isso, o tetracampeonato do São Paulo em 2024 é a única forma de garantir ao torneio que promete ser um divisor de águas no futebol de clubes.
Por que isso é importante?
Além da chance de ganhar um título mundial, o qual o São Paulo já tem três e aumentar ainda mais a história do clube, a competição promete um grande pagamento financeiro. Até mesmo pela participação de clubes europeus durante um mês de competição.
Esses clubes têm pressionado a UEFA para conseguir arrecadar mais e pensado seriamente na alternativa da SuperLiga. Por conta disso, as premiações para fazer com que eles se disponibilizem por um mês fora dos seus calendários atuais serão altas.
O jornal ABola, de Portugal, estima que só pela participação, serão pagos 50 milhões de euros. Na conversão atual, são cerca de R$ 269 milhões, fora os pagamentos por vitória e conforme for avançando de fase.
Serão 32 equipes, com um formato ao que estamos habituados na Copa do Mundo de seleções, com oito grupos de quatro, oitavas de final, quartas de final, semifinal e final. A sede será nos Estados Unidos da América.